Equipe
Adriane Gouvea
Professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa do Ensino Superior da Universidade Federal Fluminense - LAPES/UFRJ. Possui experiência nas áreas de Sociologia da Educação e Políticas Públicas Educacionais.
Ana Carolina Christovão
Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional (2009), e doutorado em Educação (2018), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista Nota 10 de doutorado, da FAPERJ (2015-2017). Possui pós-doutorado pelo INCT Observatório das Metrópoles, sob coordenação do Professor Doutor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/ UFRJ); no qual atua, ainda, como pesquisadora. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação de políticas sociais, segregação e direito à cidade. Atualmente, é professora substituta de Fundamentos Sociológicos da Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ana Cristina Prado Oliveira
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é também pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, GEstão e Financiamento da Educação (POGEFE) e vice-coordenadora do grupo de pesquisa interinstitucional Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio). Sua pesquisa na área educacão envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, políticas públicas.
André Vieira
Pesquisador associado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ), ao Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES/IESP/UERJ), e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ). É também pesquisador da Assessoria de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho. Tem publicações nas áreas de estratificação social, desigualdades educacionais, ensino superior, classes sociais e mercado de trabalho.
Bréscia Nonato
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra a equipe do Programa Observatório da Juventude e do Observatório Sociológico Família - Escola. Possui estudos e trabalhos nas seguintes temáticas: desigualdade social e desigualdades escolares, inclusão social, sociologia do ensino superior, aprendizagem colaborativa e formação de professores.
Carolina Zuccarelli
Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Desigualdades Estruturantes (DesEstrutura/UFF). Tem experiência na área de sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades e estratificação social.
Cláudio Nogueira
Professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador do Observatório Sociológico Família - Escola e coordenador do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, reoria sociológica, sociologia de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire.
Eduardo Borges
Pesquisador no Laboratório de PEsquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ) e no Núcleo de Ensino em Ciências, Espiritualidade e Saúde (NECES/FIOCRUZ). Atuação em sociologia da educação e desigualdades sociais.
Gabriela Honorato
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Tem como áreas de pesquisa: Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais.
Glícia Gripp
Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da cultura, sociologia das profissões, sociologia do conhecimento e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, profissões, conhecimento e políticas educacionais.
Gustavo Bruno de Paula
Foi pesquisador visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional do Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE), atualmente integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG) e membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino Superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e permanência no ensino superior.
Hustana Vargas
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade (LAP/UFF). Integra o Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF) e participa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ).
Leonardo Rodrigues
Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/URFJ) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ). Trabalha principalmente nos seguintes temas: sociologia das profissões, sociologia da educação, ensino superior e políticas educacionais.
Maria Ligia Barbosa
Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões, políticas públicas.
Raquel Guilherme
Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha com diferentes metodologias e, principalmente, com os seguintes temas de pesquisa: desigualdades sociais, educação, trabalho e trajetórias.
Thainara Ariovaldo
Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), membro do Observatório Sociológico Família - Escola (OSFE) e do Grupo de Estudos sobre Educação (GEES), e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Dedica-se às temáticas relacionadas à Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Escolares e Mecanismos de Acesso ao Ensino Superior.
Equipe de
Apoio
Graduandas em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsistas no projeto Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional.