SOBRE O CURSO
O curso tem como objetivo familiarizar os estudantes com conceitos e análises referentes aos estudos da sociologia da educação, em especial aqueles que analisam as escolas eficazes,
incluindo aspectos históricos e contemporâneos referentes à educação básica. Será realizado de maneira remota através de aulas expositivas, leitura de textos, debates em aula, trabalhos escritos, aulas com convidados, principalmente pesquisadores integrantes do LAPES/UFRJ (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior), do LEPES/UFRJ (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior), do Desestrutura/UFF (Grupo de Pesquisa sobre Desigualdades Estruturantes), LAP/UFF (Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade) e do GEES/UFMG (Grupo de Estudos sobre Educação Superior).
Trata-se de um curso desenvolvido no escopo do projeto Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional, que conta com financiamento do CNPq.
PÚBLICO-ALVO
Docentes das redes pública estadual e municipal, estudantes de graduação e pós-graduação
das IES, integrantes de ONGs e movimentos sociais, público em geral interessado no tema.
O curso é gratuito e haverá emissão de certificado caso o participante atenda às seguintes exigências: ter participado de no mínimo 75% das atividades remotas e entregar as avaliações solicitadas pelos docentes.
As inscrições se encerram no dia 16/07. A seleção de inscritos segue os seguintes critérios:
1 - Professores da Educação Básica *
2 - Corpo discente (graduação e pós-graduação) e técnicos das instituições de ensino superior
3 - Público em geral
*Para inscrições na UFMG, será priorizado professores da Educação Básica da prefeitura de Belo Horizonte.
CERTIFICADOS E AVALIAÇÃO
Os certificados de participação serão fornecidos ao final do curso, observando os critérios de frequência (75% das atividades remotas) e nota da avaliação (Trabalho final).
A avaliação consiste na elaboração e entrega de um trabalho final que que contenha uma reflexão sobre a temática do curso (desigualdades escolares e atuação docente). Quanto ao formato, deve ter entre 04 e 06 páginas, incluindo título, resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e a bibliografia citada, que deve incluir ao menos 5 artigos trabalhados no curso. Devem estar em formato pdf com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5. O prazo para entrega é 15 de setembro. A nota mínima exigida é 6,0 (seis). Os trabalhos devem ser enviados para o email estratificaeduca@gmail.com